2004/10/17

Sociocracia, ter ou não ter?

Depois de muito padecer, para publicar, nos foruns existentes, as minhas opiniões, que não passam, decidi criar o meu próprio blog. Só espero conseguir que os comentários válidos, dos cidadãos conscientes e honestos, sejam fáceis de cá chegar.
Andei, por aí, em muito blog, à procura dum espaço que me agradasse. Encontrei: bde; canalhada; etc. Mas parece que a inspiração (ou a determinação), se esgota depressa.
Como eu acho que, neste país, tal como em todos os outros, existem as pessoas adequadas para cada cargo; as pessoas competentes, honestas e inteligentes, que podem, cumprindo as suas funções, tirar este país do descalabro em que se encontra, decidi criar um espaço de discussão, livre de atavismos intelectuais, políticos ou sociais, que nos permita ir mais além.
Acho, ou melhor, tenho a certeza, de que uma boa parte dos nossos problemas não se resolvem porque não se mobiliza a maioria da população, para eles. O exemplo mais evidente é o dos incêndios, mas há muitos outros.
Há dias, em www.bde.weblog.com.pt, escrevi um comentário acerca das verbas para a ciência, que "caiu" mal ao autor do artigo. Não é para menos. Mas o problema, quando "a gente" está a comentar outros artigos, é que ficamos limitados pelo tamanho. Naquele caso, justificar-se-ia explicar que a minha preocupação se prende com o facto de reconhecer (é um facto1), que a intelectualidade interessada na ciência tem capacidade para influenciar as decisões governamentais e obter as tais verbas, mas os 2 milhões de famintos, não têm. Embora vejam a sua situação piorar continuamente! Embora não exista qualquer motivo, objectivo, para a sua situação, que se deve, exclusivamente à incompetência reinante; quero dizer, governante.
Pois é! Este blog foi criado para incomodar; para assacar responsabilidades a quem as tem, para tirar o sono à catrefada de parasitas que têm destruído este país e que prosseguem, como se nada fosse com eles. Para essa gente, a culpa é sempre dos outros! Aqui, não é assim! Aqui vão ser publicados, não apenas os artigos de opinião, mas também as histórias que ilustram o quanto a nossa sociedade funciona mal e o quanto podia funcionar melhor! Como poderia funcionar melhor!
Será que vou conseguir levar esse objectivo até ao fim?
Ah! Já me esquecia. Não gosto do bde, porque "saltita" de assunto para assunto, ao sabor da "moda", do momento. Não gosto do canalhada, porque perdeu a garra (ou nunca a teve). Definitivamente, é preciso elevar o nível. Isto é só o começo!
Voltarei em breve!
Biranta
Próximo assunto: A legitimidade do parlamento. Quem quer começar?