2004/11/18

Mais um comentário para Destaque!

Mais um …… Destaque
Mais um comentário a merecer destaque. É, também, de bin_tex (A Grande Fauna). Aqui fica:

“Caro Biranta, basta olhar para o DN, quantos Luís Delgado´s não existirão, nos jornais, por todo este país?
Jornais nacionais e não só. O grave problema de manipulação acontece também, e muito, na comunicação social regional, onde presidentes de câmaras e seus “outros que tais” controlam os jornais, por completo.
Conheci, directamente, alguns casos desses, no distrito de Santarém, mais propriamente no concelho de Ourém, a terra que alberga Fátima. A câmara municipal desde o 25 de Abril que está nas mãos do PSD, à excepção de uns mandatos ganhos pelo extinto Pdc. Você imagina, deve calcular, como a autarquia controla a comunicação social local e outras organizações.
Amigos bem sentiram na pele a censura…
Mas, por incrível que pareça, as pessoas continuam a votar no mesmo partido, resignadas, com medo, não sei bem.
Há dias, alguém dizia que "quando o PS ganhar as eleições em Ourém, vais acontecer o verdadeiro 25 de Abril neste concelho". Isto que se passa nesta terra, não é muito diferente do que se passa noutros concelhos por esse país fora. No distrito de Coimbra, por exemplo, basta ir a Góis, a Tábua ou outro concelho mais interior. Esta é, infelizmente, a realidade.
É de facto necessário um trabalho político efectivo. Quando falo nisso não me refiro aos partidos; a política, para mim, está em tudo: no que fazemos, no que pensamos, no que sentimos.
A política da participação directa do povo na vida da sua terra, do seu concelho, do seu país, deve ser DIRECTA, e não através de processos "esguios" que não levam a lado nenhum. Imagine-se que havia uma lei que dizia que só de 4 em 4 anos podíamos mudar a lâmpada da nossa sala ou do nosso escritório; ela podia até estar fundida e não funcionar, podia não dar luz nenhuma, mas nós, mesmo sem luz, tínhamos de esperar 4 anos para puder mudá-la…Não funcionava pois não?Como pode funcionar o país assim?"
Fim de transcrição!
Só que, neste caso, não tenho muito para acrescentar… Apenas dar o destaque que merece! Porque parece que, nestes casos, nem a Sra. de Fátima nos vale!
Tenho que reconhecer, no entanto, que, nestas "coisas" o PSD é muito mais arrivista do que o PS, por exemplo. O mal é que o PS nunca tem coragem para reparar os crimes sociais que os outros deixam feitos.
Chamo a atenção para “a minha tese”, já publicada noutros artigos, aqui, e que também está em “Neural Connection” “A solução”, de que a abstenção deve ser respeitada e que, no mínimo, o tempo de exercício dos eleitos deve ser proporcional à respectiva representatividade; isto é: à percentagem de votos, de entre o total dos eleitores.
Assim se, num mandato de cinco anos, um dado indivíduo representa, apenas 30% do eleitorado, deve permanecer só um ano e meio no cargo, findo o qual a sua continuidade terá de ser referendada (não se podendo recandidatar, se não obtiver o apoio da maioria). Em pouco tempo, acabava-se com esta bandalheira, garanto!
Repare que, esse princípio, já nos teria permitido resolver o problema deste Governo (e até o do Presidente). Já imaginou as vantagens que daí adviriam?
É só uma ideia (diferente), para lançar a discussão!