2005/01/26

Somos todos iguais... De novo!

Meus caros,
Este "furor" e outros piores, vão "atingir", nestas eleições próximas, cerca de 40% da população, enquanto que a votação, em qualquer partido, não deve ultrapassar os 27%. Portanto, este "furor" (e outros desesperos bem piores), vão ser a opção maioritária da população portuguesa.
Quanto ao voto em branco, terá muita sorte se, feitas as contas como deve ser, ultrapassar os 1,5%.
Mas, nisto como em tudo, devemos pôr as coisas no seu lugar. A abstenção não é culpa nem mérito meu. Eu apenas participo, estou de acordo. A abstenção é a reacção espontânea de milhões de cidadãos. E "voz do povo é voz de Deus" tem uma razão profunda (de descontentamento) que é necessário erradicar, sob pena de não irmos a lado nenhum. É culpa directa e exclusiva dos políticos e das suas mentiras.
Para resolver os nossos problemas comuns, é necessário, é imperioso, mobilizar a maioria dos cidadãos. Isso não será possível, enquanto, espontaneamente, 40% da população se sentir excluída, não for mobilizável.
Por isso, Neuroglider, cuidado com o sectarismo, com a presunção; porque, entre os que se abstêm, apenas porque sim, existe muita gente válida, honesta, íntegra e até cheia de boa vontade para participar, se tiver oportunidade.
Que bom seria que, entre os nossos políticos e notáveis, existissem verdadeiros lideres, pessoas de bem e clarividentes, que soubessem mobilizar a população, pela positiva. Que dessem garantias de idoneidade. Os nossos problemas resolviam-se em poucos meses.
É a maior das cretinices pensar que as pessoas se abstêm e estão contra, por vontade própria, ou por desinteresse. Como eu (e muitos outros que se abstêm) gostaria de poder votar (e até de participar na resolução dos nossos problemas colectivos).
Tantas competências, tanto saber e tanta capacidade genuína que assim se desperdiça, apenas porque este sistema, tal como foi idealizado, destroi tudo o que de melhor existe, porque garante protecção e impunidade aos criminosos que se apoderaram do nosso país.
Ou será que vocês acham que estamos nesta situação porque somos todos estúpidos, porque somos pobre por opção, porque não podemos ser outra coisa?
Tenho andado a "falar para o boneco". Achava que já tinha esclarecido os fundamentos teóricos disso, aqui, várias vezes.
Só que, ao contrário dos oportunistas da treta, promovidos a políticos, neste país, eu sei como passar da teoria à prática. Por isso eles não me enganam. A sua pretensa boa vontade é falsa, porque eles acham que somos uma população de analfabetos estúpidos (estúpidos são eles), enganáveis com qualquer patranha, com qualquer falácia, que lhes venha à cabeça.