2005/02/09

O verdadeiro problema de James Mattis.

Talvez o verdadeiro problema de James Mattis seja: pertencer ao exército americano, Tal como o dos soldados de Abu Ghraib.
Num documentário, transmitido recentemente, pela televisão, a propósito da libertação de AUSCHWITZ, um alto responsável das S.S. aliciava um oficial a optar por câmaras de gás (que começaram por ser rudimentares: com canos ligados a escapes de automóveis), com o seguinte argumento:
“Já reparou nos olhos deste soldado? Está a transformar-se num homem sem alma, sem valores, num criminoso irrecuperável. Criando pessoas assim, de nada nos serve apurar a raça.”
É possível que não tenha sido exactamente assim, mas o sentido era esse. Referia-se ao olhar, vidrado, dos soldados, “promovidos” a fuziladores, que matavam, indiscriminadamente, judeus e não só, à ordem dos respectivos oficiais.

Até facínoras como os nazis, perceberam que não era possível manter a situação infame que tinham criando, sem, com ela, criarem novos e perigosos monstros.
É o que está a acontecer com os americanos. É o que os vai conduzir ao abismo, pelos seus próprios pés. É o preço que se paga por tanta infâmia.