2005/02/18

A saúde e os problemas da sociedade!

Uivomania deixou, em "a mesa do Costume", um comentário sobre o SNS, de cujo retirei esta parte. Transcrevo-a porque evidencia bem uma outra consequência dos problemas concretos, do dia a dia, vividos pelos cidadãos. Transcrevo-a porque mantenho a afirmação de que a maioria desses problemas resultam de atitudes criminosas dos governantes e instituições, resultam de situações escabrosas e ilegais, denunciadas todos os dias, pelos cidadãos e ignoradas por quem detém o poder. Transcrevo-as para ilustrar a importância de resolver os problemas concretos e de aplicar com rigor, a justiça e a legalidade.
Nos post anteriores falei de casos concretos, que destroem o país, que não têm razão de existir, que devem ser reesolvidos, uma vez detectados. Agora, esta transcrição reflecte uma das consequências destruidoras, que é conhecida de todos, que é reconhecida por todos. Uma consequência destruidora e de alto custo financeiro para o estado.
"estamos na frente, no consumo de antidepressivos!!! Ora... é impossível tratar da depressão de uma idosa, viúva, que habita uma casa degradada, com uma reforma de miséria, preocupada com a situação periclitante dos filhos adultos com vidas angustiantes... com antidepressivos!... Mas o estado, prefere, engordar essas multinacionais, que vendem Xanax e Lexotan que tornam essa senhora numa mera ovelha trôpega (para além do mais... dependente), que bale débilmente ao invés de reenvindicar e dar chatices, em vez de gastar esse dinheiro a criar as condições para que essa depressão fique com os dias contados... A meu ver, os médicos, deveriam ter uma palavra a dizer, uma atitude a tomar... talvez recusando-se a fazer este trabalho sujo de lobotomisar sistémicamente... o utente!"
Os políticos e os outros responsáveis da sociedade (escolhidos e protegidos por estes) podem ignorar e assobiar para o lado, fingindo que não é com eles. E eu posso insistir que a culpa é dos políticos, que não merecem o nosso voto, porque parte deles todo o compadrio que coloca os incompetentes e os patifes em lugares que só deviam ser ocupados por gente decente.
Mesmo assim o lider do PS insiste que o que é importante para integrar o governo é a experiência. Mais e pior do mesmo, é o que ele promete. Os que têm ocupado cargos governativos nós conhecemos e os efeitos destruidores da sua falta de pudor e idoneidade também. Conseguem me indicar alguma excepção?
Por isso eu não voto neles, por isso eu apelo à abstenção, por isso eu digo, desde já que qualquer "vitória" que seja proclamada no dia 20 é a vitória da vigarice e da aldrabice, conseguida à custa da vigarice e da aldrabice. Será, mais uma vez, um governo de curta duração. Enganar o povo, aldrabar resultados eleitorais não compensa. É uma tarefa difícil (que eu espero seja cada vez mais difícil)