2005/03/30

Apelo à Inteligência Nacional!

Este é um apelo com que concordo inteiramente. Não poderia silenciá-lo nunca, até porque parte dum professor.
Mensagem recebida por "e-mail":
"Apelo à inteligência nacional (se é que ainda nos sobra alguma)...
Um professor sozinho na sala de aula é uma tômbola ou uma roleta russa.
Nunca se sabe o que poderá sair dali...
Imagine-se uma criança que tem a infelicidade de aturar, durante os quatro anos do 1º Ciclo do Ensino Básico, um(a) professor(a) absolutamente incompetente (como eu conheço tantos...).
Alguém acredita que essa criança, se não estiver familiarmente protegida e ancorada, "sobreviverá" à experiência?...
O insucesso escolar radica quase sempre no 1º Ciclo e nessa imposição absurda da monodocência...
Depois, o professor do 1º Ciclo "monodocente" tem de ser, cientificamente, um polivalente. Ele tem de saber como se ensina a ler e a escrever, como se desenvolve o cálculo mental e o raciocínio lógico-matemático, como as aptidões criativas e artísticas das crianças podem ser estimuladas, etc, etc, etc. Ele tem de ser, nos planos científico e pedagógico, um especialista em todas as áreas do currículo. O leitor acredita nisso, nos tempos que correm?... Há alguém que acredite, a principiar pelos próprios professores "monodocentes" do 1º Ciclo?...
Claro que eu não defendo apenas a extinção da "monodocência" e do isolacionismo docente no 1º Ciclo; mas já ficaria muito satisfeito se, num primeiro tempo, fôssemos capazes de acabar de vez com essa tragédia nacional, a mãe de todas as nossas tragédias educativas...
Leitor: se acha que aquilo que eu defendo faz algum sentido, não encolha os ombros - passe palavra.
Se tem um blogue, diga de sua justiça.
Vamos tentar fazer alguma coisa (é o apelo que lhe faço) para mudar isto.
Ademar Santos
abnoxio.blogs.sapo.pt"