2005/03/29

Que Fazer com o Óleo de Fritar?

Este "post" roubei de "Sistema Eleitoral". Aqui fica tal como está:

"Por e-mail recebi a seguinte mensagem relativa ao destino a dar ao óleo que usamos na cozinha.
Mesmo que não façamos muitos fritos, quando os fazemos deitamos o óleo na pia ou noutro ralo, certo? Errado!!
Este é um dos maiores erros que podemos cometer! Porque fazemos isto? Porque, infelizmente, ninguém nos disse como fazer ou não nos informámos.
Pois bem, o melhor é colocar os óleos, depois de utilizados, numa garrafa de plástico e colocá-la, fechada, no saco de lixo orgânico, evitando assim que vá parar aos cursos de água ou a uma ETAR, onde será necessário despender milhares de Euros para o seu tratamento.
UM LITRO DE ÓLEO CONTAMINA CERCA DE 1 MILHÃO DE LITROS DE ÁGUA (o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos)!
Obs.: Passem para mais gente, afinal é para o bem de todos. Vamos cuidar melhor do nosso planeta!
Além da solução apresentada no "e-mail", existem opções ainda mais ecológicas, como fazer sabão (reutilizando o óleo) ou transformar o óleo em biodiesel (reciclando-o)."
Estou aqui a publicar isto, mas não concordo. A NET é um "meio" demasiado restrito para que este tipo de coisas sejam tratadas assim. Nós ficamos com a sensação de que fizemos a nossa obrigação, mas isso não chega, o problema não fica resolvido. Não é assim que se resolvem estes problemas e eles têm de ser resolvidos.
Mesmo assim, mesmo não concordando, aqui fica a reprodução do "post", porque como eu não tinha consciência de qual a melhor forma de proceder, nestes casos, acredito que outros dos que me lêem também não saibam. Toimem nota e procedam em conformidade. A minha parte fica feita, mas...