2005/05/23

Ainda acerca de VIRUS!

Em comentário, neste post encontrei uma medida preventiva para os virus. Aqui fica para a quem interessar
"Uma primeira medida para conbater os vírus é passar a utilizar browser's e clientes de mail não Microsoft.
Repare que todos os vírus mais recentes recorrem à lista de endereços do Outlook para se espalharem (se não se utilizar o Outlook, o vírus não se espalha).
Este é um bom argumento para se passar a utilizar, por exemplo, o Mozilla Thunderbird (obtido a partir deste endereço). Para colocar este programa em português, basta instalar o ficheiro http://mozilla.shopizzy.com/download?fid=51 depois de instalada a aplicação propriamente dita.
Quanto ao browser: para além das deficiências ao nível de segurança que o Internet Explorer tem, há muitos browsers disponíveis com muitas mais funcionalidades, por exemplo, o Mozilla Firefox, disponível em http://download.mozilla.org/?product=firefox-1.0.4&os=win&lang=pt-PT"

No post alerta-se para o seguinte:
"Um dos títulos utilizado pelo Wurmark.K diz "sua foto está em um site". No corpo do e-mail, o internauta mal-intencionado afirma que estava navegando quando encontrou uma foto "de alguém que se parece com você".
"Na realidade, tenho certeza que é você. Você mandou essa foto por e-mail para eles? Ou é outra pessoa? A foto está em anexo. Cheque se é você e me mande uma resposta", diz o texto escrito em inglês.
Quando o internauta clica no arquivo, a foto do gorila aparece e o Wurmark.K instala o código responsável pelo roubo de informações e controle remoto do micro."

Portanto, muito cuidado os mails recebidos.