2005/05/27

Democracia e Poder!

Em "Vickbest", neste post, está um texto que vale a pena ler, donde tirei estas palavras:

"Só que o poder, através da ideologia da iniciação ao poder, tendo atingido posições de definição ética coactiva, através da Lei, esquece os princípios da cidadania e põe a tónica no poder real, na sua ética relativa, sem consensos alargados dos cidadãos, mas apenas e tão só dos que também têm poder, dentro da ideologia da iniciação ao poder."
Eu acrescentaria que, a par disto, existe uma campanha de mistificação e confusionismo, enganosa, falsa e perversa, feita através dos OCS, para nos convencer de que: os consensos alargados não são possíveis; até são "prejudiciais"; não são democracia e muito menos compatíveis com a liberdade.
É falso! Os consensos alargados não apenas são possíveis como são essenciais à democracia. Eles apenas não são possíveis para as "medidas" preconizadas por estes "fazedores de opinião", porque essas medidas são perversas, como a realidade o tem demonstrado.
As propostas e soluções que cada um (indivíduo ou grupo) preconiza para os problemas sociais e para a nossa crise de identidade é que definem o seu carácter (do proponente e das propostas), não o facto de dizer que isto está mal, não o facto de estar contra, não a prática da maledicência pela maledicência. É preciso romper com os "consensos" "politicamente correctos", impostos pelos OCS e pelos "ilustres" que colonizam a nossa maneira de pensar colectiva.
É preciso acabar com o monopólio ideológico dos partidos, porque, quanto a estas questões essenciais, são todos iguais, estão todos de acordo e são todos igualmente responsáveis pelo descalabro de situação que vivemos, como também pela desorientação geral, tão propícia a aventuras totalitárias.
É preciso dizer, bem alto, que temos as nossas próprias ideias e critérios de avaliação, que não toleramos mais ser excluídos da política e da definição do que deve ser a nossa vivência colectiva, porque isso é contrário à democracia .