2005/05/17

"Invasão" de Brasileiros!

Esta história que vou contar é um bom exemplo dos efeitos perniciosos, para todos, das mentiras e mistificações, vulgo “propaganda enganosa”, promovidas pelos governos.
Há dias, quando entrei na Pastelaria, para beber o café da manhã, a jovem que serve ao balcão, estava falar com uns “patrícios”. Ela é brasileira, com todas as características de boa pessoa, muito sensata e inteligente.
Acabada a conversa, os “patrícios” afastaram-se e ela pediu-me desculpa pela demora, explicando que se tratava de brasileiros recém chegados, à procura de emprego, que lhe pediram para os contactar se soubesse de algum possível trabalho, qualquer trabalho.
Depois comentou, quase em tom de desabafo, que se afligia de ver chegar estas pessoas, cheias de ilusões, porque conhece bem a realidade deste país e não tem dúvidas de que irão passar necessidades e ter muitos problemas.
Disse também que continuam a chegar, continuamente e que, ainda no dia anterior tinha chegado mais alguém que ficou alojado na rua onde mora.
Concordei que a situação é desesperante, para todos e que não se vê alguma via de resolução que permita pensar que irá melhorar, em breve. Achou que tenho razão mas que, lá no Brasil, não se tem essa ideia. As pessoas acham que Portugal é um excelente país para morar e trabalhar…
Quando ela falou de pessoas que passam dificuldades eu disse que me parecia que, nessas situações, as viagens de regresso, destas pessoas, deviam ser garantidas pelas autoridades. Ao que ela atalhou que, para isso, era preciso que houvesse, lá no Brasil, perspectivas de vida, decentes. Expliquei que, para passar dificuldades e problemas, sempre é preferível que as pessoas estejam junto dos seus e no seu país, porque é aí que podem ter algum apoio e que têm direitos de cidadania, que podem reclamar e lutar por melhores condições de vida.
Poucos dias depois, na televisão, num programa em que se questionava uma nova vaga de legalização destes imigrantes, ouvi outra brasileira a dizer, igualmente, que chegam a Portugal com muitas esperanças e perspectivas muito altas, porque lá, no Brasil, as pessoas não fazem a menor ideia da situação e dificuldades que se vivem cá.
A mentira é sempre perversa e prejudicial. A ideia que estas pessoas têm das condições de vida que podem encontrar neste país, não a inventaram; só podem adquiri-la porque lhes é dada uma visão, falsa, da realidade portuguesa.
Portanto, esta “invasão de brasileiros” é fomentada e promovida pelas mentiras e hipocrisia dos governos, acerca da situação e perspectivas neste país.
Provavelmente, acontecerá o mesmo com os outros imigrantes, doutras proveniências, isto sem ter em conta as óptimas condições para as máfias e os tráficos de pessoas.