2005/05/28

Razões para o estado degradante da Justiça!

O amigo Raul, de congeminações, publicou este post que copiei, na íntegra. Nada mais há a dizer!

A SIC fez o levantamento! Eis o resultado:

Temos (em Portugal) mais juizes, mais funcionários judiciais, o dobro do custo da justiça, por habitante, em relação a outros países. Tudo isto resultando numa total ineficácia e inoperância no seu funcionamento (da justiça).

Limpem-se pois, senhores visados (todos os operadores judiciais), a esse "guardanapo", que nós ficamos esclarecidos quanto aos vossos argumentos da "falta de meios"...

Ando há imenso tempo a dizer que, se as decisões e práticas judiciais fossem justas e dignas, se os respectivos "operadores" fossem eficientes"; isto é: se fizessem bem feito, mesmo que apenas metade do que fazem, a situação, na nossa justiça, não seria tão grave.

Tenho afirmado também (mas ninguém me ouve), que mais de 60% dos processos exitentes nos Tribunais não existiriam, se o sistema judicial fosse idóneo, se não premiasse, sempre, a má-fé, se não se regesse por compadrios e tráfico de influências, se não fossem as patifarias que se cometem e a impunidade que têm garantida.

Mas digo mais, aliás já o disse: Não é possível tomar medidas eficientes para superar os nossos problemas económicos e sociais, enquanto a justiça se mantiver no estado em que está.

A atitude do governo, quanto a esta matéria é elucidativa (também do empenho que põe na eficiência das outras medidas), quando mantém o PGR no cargo, quando mantém Catalina Pestana e tantos outros cujo carácter tem sido bem evidenciado pelo respectivo desempenho.

Enquanto formos reféns deste tipo de gente não se pode acreditar na melhoria da nossa situação, nem do défice, nem de nada...