2005/06/02

Óscar Wilde, sobre a realidade de hoje...

Em: A Grande Fauna, no post intitulado: "desobediência, a virtude original do Homem!", está um texto a não perder, donde retirei este excerto, porque ele reflecte a nossa realidade de hoje, que nos é imposta por escumalha, de mãos dadas com um partido que se diz Socialista:
"Pode-se até admitir que os pobres tenham virtudes, mas elas devem ser lamentadas. Muitas vezes ouvimos que os pobres são gratos à caridade.
Alguns o são, sem dúvida, mas os melhores entre eles jamais o serão. São ingratos, descontentes, desobedientes e rebeldes - e têm razão. Consideram que a caridade é uma forma inadequada e ridícula de restituição parcial, uma esmola, geralmente acompanhada de uma tentativa impertinente, por parte do doador, de tiranizar a vida de quem a recebe. Por que deveriam sentir gratidão pelas migalhas que caem da mesa dos ricos? Eles deveriam estar sentados nela e agora começam a percebê-lo. Quanto ao descontentamento, qualquer homem que não se sentisse descontente com o péssimo ambiente e o baixo nível de vida que lhe são reservados seria realmente muito estúpido.
Qualquer pessoa que tenha lido a história da humanidade aprendeu que a desobediência é a virtude original do homem. O progresso é uma conseqüência da desobediência e da rebelião. Muitas vezes elogiamos os pobres por serem econômicos. Mas recomendar aos pobres que poupem é algo grotesco e insultante. Seria como aconselhar um homem que está morrendo de fome a comer menos; um trabalhador urbano ou rural que poupasse seria totalmente imoral."
(é o que faz e preconiza e nos impõe de forma tirana e infame o actual governo, que continua a ser um governo de bandidos, de vigaristas, mentirosos e nazis, apostado em nos destruir, como o comprovam as medidas que escolhe, em vez de adoptar medidas que resolvam, realmente, os problemas da nossa sociedade e do nosso país. Haja democracia suficiente para meter todos estes bandidos e criminosos na cadeia...). Até porque, quanto às medidas que realmente importam, como no caso da justiça e dos vários escândalos que se mantêm, nesse sector, nada é feito, a evidenciar bem o carácter do actual governo. E essas são medidas essenciais para que quaisquer outras possam ser eficientes, e até para credibilizar um qualquer governo e a sua idoneidade. Mas o actual governo nem o PGR consegue demitir, porque obedece ao mesmo tipo de máfias e mafiosos! Alguém pensará que é possível o progresso dum qualquer país que mantenha nas mãos de mafiosos?
Neste post deixei o seguinte comentário:
"Mas, apesar de todas as críticas e diagnósticos, esta forma de tirania, que nos impõem, dura... dura... dura... mais que qualquer Duracell.
Isso não se deve à "qualidade" dos pobres, ou dos cidadãos, que temos, mas sim à falta de qualidade e de pudor, de dignidade, de objectividade, da classe intelectual, vendida, que é a única que tem voz, que tem acesso aos OCS. É esse cerco que urge furar, para bem de todos.
Não se admite nem se compreende que, 31 anos depois da revolução de Abril, estejamos a viver, pela mão do partido socialista, a mesma situação caracterizada neste texto.
Bom post. Há que fazer a identificação de políticos e práticas e ideias que consubstanciam a perpetuação da situação aqui diagnosticada."