2005/08/29

Quem chacinou 32 crianças iraquianas?

A notícia da morte de 32 crianças iraquianas, na explosão dum carro-bomba, ainda está na memória de todos.
Por isso decidi reproduzir um excerto deste artigo.
É que, quando os opositores da guerra falam de chacina, falam de forma fundamentada, pelos casos conhecidos e também por muitos outros que nunca chegam a ser notícia.
Isto é um acto de terrorismo, vil, duma potência militar, nazi, ocupante; é um crime de guerra abominável! Por isso aqui fica a notícia que, como tantas outras, foi silenciada pelos facínoras que controlam os órgãos de comunicação social, que não lhe deram o destaque merecido, e que assim se constituem em cúmplices destas atrocidades.
Tradução:
"- A totalidade dos grupos de Resistência iraquianos, conhecidos, emitiram um comunicado conjunto, declarando que esta operação não foi executada por nenhum destes grupos, nem a nível de execução, nem de planeamento nem de implicação.
- Entrevistados alguns residentes no local [testemunhas da explosão] declararam que as forças norte americanas fizeram perímetro de segurança na rua pretextando que um veículo (um KIA) aparcado ali, estava preparado para explodir.
- Declararam ainda que os soldados americanos começaram a repartir caramelos e mochilas escolares, atraindo as crianças para o local.
- Quando os residentes, temendo pelas suas crianças, preguntaram pelo veículo KIA, os soldados responderam que se tratava dum “falso alarme?” e que não havia bomba (no entanto, alguns soldados continuaram a revistar o veículo).
- Apareceram crianças vindas de todas as ruas adjacentes, atraídas pela notícia de que estavam a distribuir caramelos e mochilas (também corria o rumor de que se distribuíam jugos Pokemón) .
- Passados uns 15 minutos desde que as tropas americanas entraram na referida rua, os soldados deixaram o resto dos jogos/caramelos formando uma pilha, ali mesmo na rua e saíram disparados conduzindo a toda a velocidade. Na precipitação atropelaram 4 crianças com o seu veículo.
- Segundos depois o veículo KIA explodiu matando 32 crianças que estavam agrupados, na rua e ferindo cerca de 10 outras crianças.
- Os residentes informaram também que, contrariamente ao que declarou o exército americano, a explosão não matou nem feriu nenhum soldado americano, visto que as tropas tinham abandonado, precipitadamente, a rua, imediatamente antes de se dar a explosão.
-Segundos informações do serviço de bombeiros iraquianos, a explosão não deixou as marcas características duma explosão provocada por TNT, que é usado pela Resistência (explosivo proveniente de munições russas utilizadas pelo exército iraquiano, no tempo de Saddam). A onda de choque do TNT expande, sempre, para fora, desde o lugar da explosão e não deixa una cratera como a que provocou este carro-bomba."
E é assim... Mais palavras para quê?