2005/09/22

As manifestações dos militares!

Saldanha Sanches acha que os militares devem ser mandados para casa (perder o emprego), para aprenderem a lição (assim à laia da lei do chicote). Acha que as Forças Armadas são inúteis!
Aqui fica o que eu acho do que Saldanha Sanches acha. Este é o comentário que deixei em Editorial:
Curioso! eu discordo, totalmente, deste artigo!
Nem sei bem como "catalogá-lo".
Não há nele sentido cívico, nem sentido de Estado, nem sequer um pingo de solidariedade humana, muito menos de dignidade. Não sei o que deu a Saldanha Sanches (por acaso nunca foi pessoa da minha particular simpatia), para "elaborar" esta conversa! Vendeu-se, definitivamente ao PS e respectiva máfia?
O problema dos militares é comum à generalidade da população, deve ser encarado de igual modo e, portanto, é natural que a agitação social se tenha estendido às forças armadas.
Agora, a coberto dumas quantas "constatações de factos" debitar todas estas bacoquices... tenham dó!
Por acaso foram os militares (praças, sargentos, etc.) que transformaram as forças armadas numa estrutura inúitil? Por acaso alguém vê os coronéis e generais (os tais do comportamento estratégico do mínimo esforço) a manifestarem-se? Esses negoceiam nos gabinetes e ficam com a melhor parte...
As Forças Armadas são inúteis? O parlamento também o é, até é prejudicial e nenhum deputado (ou funcionário) tem vencimentos parecidos com os dos praças e sargentos das forças armadas.
As Forças Armadas são inúteis? Os políticos e o governo e os gestores nomeados pelos governos (os da cunha e do tráfico de influências) também o são e não vejo Saldanha Sanches a pedir as respectivas cabeças; que é como quem diz: a exigir que sejam mandados para casa (ou para a estiva, ou para o raio que os parta, a esses bandidos todos), com o que se pouparia muito dinheiro e um montão de problemas ao País.
Saldanha Sanches vendeu-se, definitivamente.
É natural.
Deve ser para manter o tachito de escrevinhar umas cretinices e poder vê-las publicadas (e pagas).
O país está mal e são precisos sacrifícios?
O País está mal porque se dá a palavra a pategos, demagogos, como Saldanha Sanches, em vez de se ouvirem as pessoas que têm ideias de como resolver os problemas e relançar, definitivamente, a economia.
A situação económica do País é má por acção e opção de quem governa (e de acólitos como Saldanha Sanches), não por acção ou omissão dos elementos das forças armadas.
Quem, em primeiro lugar, devia perder o emprego, era Saldanha Sanches e os que lhe encomendam tais recados, porque, eles sim, são culpados da destruição do paìs, que prosseguem, na sua cegueira vil e presunção, apesar de haver soluções dignas, justas, democráticas e eficientes para os nossos problemas mais prementes.
É preciso mudar muita coisa, incluindo o papel a desempenhar pelas forças armadas?
Claro!
Mas espero e desejo que Saldanha Sanches nada tenha a ver com isso, porque senão, com toda esta reaccionarice e demagogia, ficamos ainda mais perdido do que já estamos.
Saldanha Sanches que vá para o diabo que o carregue, porque a manutenção do seu próprio tachito não justifica que desça tão baixo.
Resolver os problemnas do País implica resolvê-los para todos, incluindo para os militares, como ó óbvio. Ou será que Saldanha Sanches, a seguir, vai dizer o mesmo em relação a cada um dos outros sectores da sociedade?
Além disso, aquela chantagem vil do "deviam ir para casa, perder o emprego" é tão reles e tão baixa que não podia deixar de "mexer comigo".
Ponham as Forças Armadas a fazer alguma coisa de útil. A ajudar a resolver alguns dos problemas da nossa sociedade, porque há muito onde podem e devem actuar, mas tratem-se todos os cidadãos como tal, com dignidade, porque é para isso que servem os governos.