2005/11/07

Agravamento da violência em Paris!

Publicado também em Editorial
Comentário que deixei em “Congeminações”:
Estes acontecimentos são um chorrilho de disparates... sem explicação lógica ou racional.
À medida que o tempo vai passando e se vai sabendo mais, começa a ser óbvio que existem, aqui, provocação e reacção, premeditadas e planeadas.
Segundo a leitura de um luso-descendente que detém o pelouro da juventude numa autarquia próxima do foco dos acontecimentos, em entrevista a uma rádio, a polícia actuou, desde o início, de forma provocatória e a resposta não se fez esperar.
Dizia ele que viu a polícia a invadir os bairros, com arrogância, fazendo barulho desmedido, o que teve como resposta, após a passagem da polícia, os actos de vandalismo.
Acrescentou que, a seu ver, o ministro do interior, Nicolas Sarkozy, está a usar os incidentes para fazer a sua campanha para as próximas presidenciais, de modo a mobilizar os votos da extrema direita afecta a Le Pen.
Tudo isto é dum absurdo inaudito e não colhe. Pessoas dignas e esclarecidas não respondem a provocações, não embarcam em violências gratuitas, muito menos desta forma, tão pouco com esta sofisticação de organização e insistência. A resposta tem de ter sido organizada, quer por máfias criminosas, quer por outro tipo de provocadores, da extrema direita, quer por agentes secretos, coniventes com os objectivos.
Para mim, a tese dos "coitadinhos" dos marginalizados que reagem, assim, às provocações não pega.
Há muitas coisas a que se justifica que as pessoas reajam, de forma civilizada mas eficiente, sem que as reacções "espontâneas" apareçam.
Isto não tem nada de espontâneo, é manipulação, e é-o contra os interesses das pessoas.
Será que estamos apenas a assistir a mais um exemplo da forma como se usam o vandalismo e a violência para manipular eleições e "condicionar" as escolhas dos cidadãos?
Tudo indica que sim!

Comentário que deixei em “Tadechuva”:
Que esta violência (em Paris) está a ser orquestrada, que evidencia organização e premeditação, já todos sabem; tornou-se óbvio!
Que envolve provocação e conspiração eu sempre soube.
De quem?
Dos que vivem de fomentar o terrorismo como forma de dominar o Mundo, que contam, para estas coisas, com a ajuda de todo o tipo de rafeiros mentecaptos, desde as organizãções nazis e mafiosas até aos "paladinos" das revoluções como via exclusiva e exclusora de resolução dos problemas do Mundo. Coitados!
As pessoas que têm problemas procuram resolvê-los e isto não é via de resolução de coisa alguma. As pessoas não querem isto, que é terrorismo indiscriminado, ameaçando todos.
Este terrorismo, só interessa a uns poucos, portanto é anti-democrático e promovido com vários objectivos; entre os quais o de impôr a aceitação das propostas que implicam a supressão dos direitos liberdades e garantias individuais e colectivas.
Se o governo francês procurar bem vai encontrar rastos da Al Qaeda; que é como quem diz: da CIA, MI5 ou MI6, Mossad, etc. Mas não foi para isto mesmo que o governo francês celebrou, há pouco tempo, um acordo de cooperação, com a CIA, no âmbito do combate ao terrorismo? Aí têm o "acordo" a funcionar...
É claro que, quando o governo procura interlocutores, não há... São só provocadores, criminosos...
Estas provocações só se concretizam quando se aliam com interesses e objectivos “autóctones”, de gente má, mas instalada...

A conjugação destas duas abordagens contém a chave para explicar este absurdo?
Deixo à vossa consideração.