2005/11/05

Como se Fabricam Terroristas!

Publicado também em EDITORIAL
Antes de aceder aos sites das notícias eu leio os blogs. E não consigo chegar a toda a parte; perco muita coisa. Mas as notícias dos blogues, para mim, têm um valor inestimável…
Isto é a propósito deste artigo de Sofocleto, em Um Homem das Cidades, que faz referência a uma notícia “Washington Post”.
Diz-se, no artigo:
“A CIA terá escondido e interrogado alegados membros destacados da Al-Qaeda em instalações secretas na Europa de Leste (Polónia e Roménia)”
E ainda:
“A rede secreta de centros de detenção será apenas uma parte do sistema encoberto criado pela CIA, há quatro anos”
Mas não só:
“O sistema terá incluído centros de reclusão em oito países, entre eles a Tailândia, o Afeganistão e algumas democracias do leste europeu (Polónia e Roménia).
Em causa estão operações da CIA que dependem, segundo o diário, da cooperação dos serviços secretos estrangeiros e da manutenção da confidencialidade.
Apenas um pequeno grupo de altos funcionários norte-americanos, o Presidente e alguns membros dos serviços secretos internacionais terão conhecimento da existência destas prisões secretas da CIA ou "lugares negros", como serão conhecidas na gíria dos serviços secretos.
… os prisioneiros estarão a ser… “mantidos isolados do mundo exterior, em celas subterrâneas e terão contacto, apenas, com os próprios agentes da CIA”.
Neste artigo deixei o seguinte comentário:
“Nos finais de Maio, já havia notícias deste tipo de factos. Na altura, escrevi:"O que ninguém quer dizer, nem o referido programa, é que esta história ilustra e comprova que este é um dos procedimentos, adoptados pela CIA, para "fabricar TERRORISTAS" neste post.
Esta não foi a primeira vez que se falou do assunto. Existiram outras notícias referenciadas nos blogs, como se pode ver neste post, datado de 2004/12/30. Neste blog existem vários outros artigos sobre "isto".
No intervalo, ou algumas semanas antes, se não meses, um documentário do canal 2 apresentou um ex-recluso de Guantanamo que fugiu, desde um dos países dos balcãs, para o Canadá, onde tem família, porque a CIA o libertou de Guantanamo, sob seu compromisso de ir para o Iraque, "infiltrar-se entre terroristas", trabalhando para a CIA. O pior foi quando ele percebeu que isso implicava praticar actos terroristas e, eventualmente, transformar-se em "suicida". Este fugiu, e todos os outros?
Por isto tudo eu acho que estas notícias escondem mais do que revelam, que se sabe muito mais, que pretendem "adoçar a pílula", que escondem a verdadeira dimensão dos factos, nomeadamente por referirem 100 pessoas. É mentira! O procedimento é massivo... porque o resultado é aleatório e a necessidade de "terrorirstas" é grande. Veja-se a quantidade de atentados no Iraque... E os recentes actos de vandalismo, em França.
Toda esta gente sabe que a CIA está a usar estes procedimentos, exclusivamente, para fabricar terroristas. Toda esta gente sabe que as pessoas presas não são suspeitas de coisa alguma e que o Paquistão é o maior fornecedor de candidatos a terroristas, como se viu na sequência dos atentados de Londres. Foram entregues à CIA mais de 200 cidadãos paquistaneses...
Só não vê quem não quer, mas toda esta gente teima em silenciar, de forma pérfida, estas infâmias.
Deve estar prestes a "rebentar" outro qualquer escândalo e então vão dando estas notícias, a conta gotas, tentando justificar o injustificável, para que nos “habituemos à ideia”, para minorar o impacto e os efeitos.
Não será de esperar, nunca, destes jornais que façam senão isso mesmo: preparar os caminhos da perpetuação da impunidade dos USA.
O que eu quero que percebam, bem, é que estas pessoas, que são sujeitas e estes tratamentos desumanos, não são suspeitos de coisa alguma. São cidadãos, escolhidos ao acaso e submetidos aos piores maus tratos, a horrores, para se transformarem em terroristas; quer por aceitarem "colaborar" com a CIA, quer pelo ódio e revolta, desejo de vingança, que lhes sobrevenha.
É caso para dizer: "com meias-verdades nos enganam" e tentam adormecer.
É para isso (para enganar) que se começa a notícia dizendo que: “a CIA terá interrogado alegados membros da Al Qaeda”; demais sabem, eles todos, sabemos todos, que isso é mentira; é uma “alegação falsa”, os torturados não são suspeitos de coisa alguma. É assim um pouco como os autores dos atentados de 11 de Setembro, que nunca embarcaram nos respectivos aviões e dos quais alguns estão vivos e a reclamar do facto de as suas identidades terem sido assim abusadas…As organizações dos direitos humanos não sabem disto? Ou estas notícias destinam-se a desculpabilizar essa gente?”
A meu ver, o teor de notícias destas, destinam-se a tornar o odioso "tolerável"! Chamemos os bois pelos nomes!
Este comentário tem, no original, imprecisões que aqui foram corrigidas. Peço desculpa!
Só acrescentar uma “coisinha”: já o disse, noutras alturas, e repito! Uma grande parte das pessoas que ainda acreditam na existência real da ameaça terrorista, é capaz de contemporizar (tolerar) este tipo de crimes, de tortura, de infâmias, se eles forem exercidos sobre “suspeitos de terrorismo”. Não nos iludamos, porque a realidade é mesmo assim. Além disso, a existência destes “suspeitos” dá consistência à autoria dos atentados, ilibando os seus verdadeiros executores: a CIA e cia. Por isso é tão importante dar, a estes factos, a sua verdadeira dimensão e dizer abertamente que eles se destinam unicamente a fabricar terroristas, para “alimentar” os pretextos da manutenção da guerra e da invasão do Iraque. Este tipo de horrores, com a sua verdadeira dimensão nazi, ninguém tolera, hoje em dia.