2006/05/09

A Traição (não) Compensa?

Vem este artigo a propósito do dia da Liberdade de Imprensa, 03 de Maio.
A única notícia, que ouvi, referido a “comemoração”, na comunicação social paga por nós foi:
A Associação dos Jornalistas Sem Fronteiras denunciou hoje, Dia da Liberdade de Imprensa, que centenas de jornalistas da África Sub-saariana, especialmente do Zimbabué, foram obrigados a abandonar os seus países devido à repressão.”

Contudo, convido-vos a lerem as seguintes notícias:
- Dois jornalistas de ITV mortos por tropas dos U.S., no Iraque;
- O ataque à cadeia de televisão Al-Arabia é um acto de ditadura repressiva. A notícia relata uma série infindável de assassinatos e de outros abusos cometidos contra jornalistas;
- Operador de Câmara da Reuters assassinado para encobrir as evidências de massacres praticados pelas tropas americanas;
- Dois jornalistas iranianos libertados, após quatro meses de detenção, acusam as tropas americanas de tortura;
- Dois jornalistas detidos depois de as tropas americanas terem visto fotografias dum atentado à bomba;
- Soldados americanos disparam contra um carro da Associated Press;
- Terry LLoyd, repórter da ITN, foi assassinado por disparos vindos dum helicóptero americano, quando seguia a caminho do hospital;
- O Pentágono silencia os jornalistas independentes, no Iraque. Kate Adie said: " I was told by a senior officer in the Pentagon, that if uplinks --that is the television signals out of... Baghdad, for example-- were detected by any planes ...electronic media... mediums, of the military above Baghdad... they'd be fired down on. Even if they were journalists ..' Who cares!” (tradução: Katie Adie relatou que um oficial superior do Pentágono lhe disse: - se for detectado, pelos meios electrónicos de algum avião, um sinal de emissão televisiva, a partir de Bagdad, por exemplo, deve ser alvejado e destruído, mesmo que sejam jornalistas’. Isso não é problema!”.
A entrevista pode ser ouvida aqui;
- A loucura das tropas americanas mata jornalista;
- Jornalista da Reuters assassinado por filmar valas comuns (para cadáveres), das tropas americanas;
- Jornalistas transformados em alvos de guerra. Poucas semanas após o início do conflito, já tinham sido mortos, pelas tropas americanas, 10 jornalistas, no Iraque;
- Durante o assalto aéreo a Bagdad, os comandos militares autorizaram bombardeamentos contra a imprensa;
- Grupo de jornalistas atacados deliberadamente, no Iraque;
- Dois jornalistas assassinados no Hotel Palestina foram atingidos deliberadamente;
- Marines fazem buscas, num Hotel ocupado por jornalistas, para encontrar “Gente que não seja amiga dos Estados Unidos”;
- Outros assassinatos de jornalistas sem explicação; por engano “intencional”;
- Ataque aéreo mata jornalistas da Al-Jazeera;
- Ataque contra TV no Iraque viola Convenção de Genebra;
- Jornalista de origem palestiniana morto por tropas americanas;
- Repórter do “Boston Globe” morto no Iraque;
- Lista de jornalistas mortos até 09 de Abril de 2003;
- Pentágono expulsa jornalistas do Iraque;
- Jornalistas portugueses maltratados por tropas americanas, no Sul do Iraque;
Esta última notícia é de Maio de 2003.
Com o conjunto dos relatos apresentados acima pretende-se caracterizar, bem, por que morrem jornalistas no Iraque… Em todos os casos relatados a propaganda dos ocupantes atribuiu as culpas à “resistência” e à Al-Qaeda (ou seja à CIA)
Porém, como as denúncias são escassas e, na comunicação social, só as mentiras manipuladoras dos facínoras é que têm lugar, resulta que estes números negros (de eliminação de jornalistas, por parte dos ocupantes no Iraque) têm vindo a aumentar.
Em 2004 morreram, no Iraque, 42 jornalistas.
A organização “Repórteres sem Fronteiras”, no seu balanço trágico de 2005, reconhece que, só no Iraque, morreram 24 jornalistas. Sendo 3 destas mortes atribuídas às forças de ocupação???
Será que os responsáveis dessa organização são cegos? Ou são burros? Num país ocupado por tropas estrangeiras quem é responsável pela segurança (e pela insegurança)? São os ocupantes, ou os ocupados?
Ou será porque são financiados pela CIA que omitem os factos e distorcem a lógica e as evidências? Assim como silenciam abusos?
Outras entidades apresentam outros valores para o número de jornalistas mortos, no Iraque, em 2005. Veja-se, por exemplo, este texto, onde se diz que terão morrido 35 Jornalistas.
Portanto, com tantos acólitos a colaborar, com tanta cumplicidade criminosa por parte doutros “jornalistas” e seus donos, só podemos esperar que este número continue e aumentar
Esta notícia da morte de mais dois jornalistas, em Bagdad, é datada de ONTEM

Mas, claro, para comemorar o dia da Liberdade de Imprensa, a televisão que nós pagamos tem, como única notícia de destaque, os problemas da África Sub-Saariana… esquecendo assim, covardemente, criminosamente, os que dão a vida pela liberdade de imprensa e pelas outras liberdades… Cambada de traidores, cúmplices de facínoras!

Aviso:
- Este blog está contra o encerramento das maternidades e apoia, incondicionalmente, a luta das respectivas populações para impedir mais esse crime do governo.
- Este blog luta contra este sistema eleitoral vigarista, pela valoração da abstenção, como condição de elementar democracia, porque permite a responsabilização dos políticos, que terão de passar a ter em conta o querer e o sentir dos cidadãos; mas também porque permite poupar muito dinheiro, com a exlusão dos 87 deputados que NÃO foram eleitos.