2006/10/23

Excessos!

Histórias como a que vou contar repetem-se aos milhares. De tal maneira que as pessoas passam por muitas delas já quase sem ligar.
“Sem ligar” não é o termo exacto, porque fica sempre “uma sobra” no fundo da nossa alma, a desassossegar-nos, a aumentar as nossas frustrações, a nossa desesperança e o nosso descrédito na idoneidade das instituições e seus “agentes”.

Esta pequena história até pode parecer insignificante a muitas pessoas, eu sei; e é exactamente por isso que a trago aqui, porque embora “pequenas”, estas histórias são em tão grande quantidade que acabam por ter um peso importante nas nossas desgraças.

Na quinta-feira da semana passada, de manhã, quando passava em frente ao “Edifício Marconi” (edifício da PT), na Av. Álvaro Pais (vindo da Av. 5 de Outubro) em Lisboa, encontrei o trânsito parado, NAS 3 FAIXAS DE RODAGEM, suspenso às ordens dum indivíduo de maus modos (quando cheguei estava ele a gritar com um condutor), que vestia um blusão que dizia “polícia de trânsito”.
Pensei: “deve ser grave o problema para assim pararem o trânsito!”

Mas logo verifiquei que “o grave problema”, afinal, era um carro que estava a ser rebocado, encontrando-se o reboque em contra mão a preparar-se para fazer manobra de marcha atrás até ao cruzamento logo acima.

Deu-me uma fúria, por vários motivos!

Primeiro não percebi qual poderia ter sido a “urgência” que motivou as infracções do reboque e as manobras perigosas, havendo tantas alternativas para entrar na rua pelo lado certo; e nem o carro estava a obstruir

Depois porque, como todos sabemos, o “serviço” de reboque de carros às ordens da polícia tem como único critério o de rentabilizar a “actividade” dos prestadores do serviço… assim à semelhança da “caça à multa” com que todos nós já fomos confrontados...
Aliás, devido a esse “critério” os reboques não estão disponíveis para remover os carros que obstruam outros carros ou passagens, porque estão a rebocar automóveis de locais “mais rentáveis”, mesmo que estes não incomodem outras pessoas.

Há não muito tempo constatei que foi chamado, a meio da manhã, o reboque para remover um carro que obstruía a entrada duma garagem, donde uns moradores necessitavam de sair em viagem. A viagem só se iniciou já à tarde. O carro saiu da garagem percorrendo o passeio e aproveitando uma vaga no estacionamento, porque o outro carro que obstruía a saída permaneceu no mesmo lugar até depois das 19 horas, como pude constatar.

Não sei se o reboque se encontrava em infracção das regras de trânsito para “poupar” no percurso, seguindo o princípio de “rentabilização” para o prestador do serviço, se por outro motivo qualquer. O que sei é que “a protecção” daquela actividade, para rebocar um carro que estava bem estacionado e não representava obstáculo para ninguém, não desculpa nem legitima a infracção e muito menos justifica o corte do trânsito… medida claramente abusiva e excessiva; uma prepotência

Mas concordo convosco: com tantos problemas bem mais graves, quem é que se preocupa com coisas destas? De facto, somos confrontados, todos os dias, com excessos, abusos e prepotências bem piores...

Não devíamos ter necessidade de nos preocuparmos. As instituições deviam funcionar correctamente para estas coisas não poderem acontecer, NUNCA, porque elas também pesam na generalização da bandalheira que nos destrói… e pesam muito devido ao seu elevado número.