2007/01/16

É Preciso "Alimentar" a Esperança.

É Preciso "Alimentar" a Esperança mas, sobretudo, é preciso "constuí-la"!

O Amigo "Sem Palavras" deixou, neste post, um comentário cuja resposta decidi passar para aqui. Os motivos estão no próprio texto...

"Meu caro amigo "Sem Palavras"!

Finalmente tirei um bocadinho para lhe responder.

Para que o Mundo tenha esperança de melhorar é necessário que não deixemos morrer essa esperança, dentro de nós, mesmo contra ventos e marés.

A "vontade do Mundo" é feita da vontade de todos e cada um de nós. Mas o Mundo altera-se todos os dias (todos os dias morrem e nascem pessoas).
Além disso, é sabido (e eu tenho-o afirmado muitas vezes) que todos os problemas da humanidade têm solução... pelas mãos da própria humanidade.

É verdade que o peso da demagogia e da perfídia reinantes (dos que usurparam os cargos importantes) é esmagador e tem conseguido "esmagar-nos". Mas também é verdade que a propaganda tem um papel primordial nesse empreendimento dos patifes que dominam e destroem o Mundo...

A propaganda destina-se, precisamente, a nos convencer a todos daquilo que convém a "eles" que nós pensemos.
O desânimo é mau porque nos pode levar a desistir de fazer "contra-corrente"; por isso temos de aprender a caminhar "de derrota em derrota até à vitória final" que é garantida, mas tem de ser construída PELAS PESSOAS.

O meu lema é: Não desanimar nem desistir... e ir semeando porque essa semente está destinada a encontrar terreno fértil e a dar frutos... Até porque faz parte das funções da propaganda convencer-nos de que estamos sozinhos, que mais ninguém nos compreende ou pensa como nós.

Se não desistirmos nem nos calarmos muitos outros compreenderão o logro e descobrirão que, afinal, é mentira: há muita gente que pensa correcto e quer um Mundo melhor (mesmo que, muitas vezes, não saiba muito bem como, também por mérito da confusão da propaganda e, sobretudo, da demagogia).
Portanto: Acreditar e persistir, sem medo, é o que há a fazer.

Lembre-se de Gandhi e pense que ele, com a sua simples filosofia, conseguiu derrotar o que era, então, o mais poderoso império do Mundo... embora não tivesse conseguido evitar as provocações dos espiões e a consequente Guerra entre a Índia e o Paquistão... Por isso temos de aprender com ele, mas ser melhores (mais avisados) do que ele.

Um abraço e ânimo em cima!

Quer nós o percebamos quer não, 2007 será muito melhor do que 2006!