2011/04/25

Dizer "BASTA!" Motivos (II)

Ora aqui está, espelhado neste caso concreto, o GRANDE motivo para dizer BASTA!: a incompetência que enxameia todos os cargos der responsabilidade e que é A causa de todas as nossas desgraças


Transcrição:

Amigos e conhecidos,
Nas "observações" disponibilizadas aos subscritores desta petição, escrevi o que se segue:

"Esta petição resume-se a um grito de revolta, sem considerandos. Porém, como ex-profissional da RDP, hoje aposentado, ex-activista e dirigente sindical, ex-membro dos Conselhos de Opinião da RDP e da RTP,SGPS, não tenho qualquer dúvida em apoiar este grito de revolta e indignação, que, na verdade, não precisa de mais justificação que a total incompetência do actual CA/RTP para gerir a empresa, o que é confirmado de cada vez que o seu Presidente expele oralmente mais um disparate ou puxa da caneta para escrever, por exemplo, o acervo de inanidades que deu à luz há alguns meses, em dois episódios, no jornal "Público". Esse artigo bipartido, recheado de inglesices, é a mais clara confissão do Sr. Guilherme Costa de que nunca soube o que andava a fazer por aquelas instalações, não conhecia nem procurou conhecer a Empresa, não sabe nem procurou saber o que é o serviço público de rádio e televisão, o que legitima a minha opinião de que este senhor  nunca deixou de servir o anterior e privado patrão. Além da incompetência total do seu Presidente, os restantes elementos do CA também não podem eximir-se de responsabilidades nesta acelerada degradação da RTP,SA."

De facto, este é, efectivamente, um pedido de socorro de muitos portugueses espalhados pelo planeta, atingidos por mais uma medida injustificada e irresponsável do actual CA, com a desculpa das novas tecnologias disponíveis, como se antenas parabólicas ou emissões via internet estivessem à disposição e ao alcance de um universo de ouvintes que os seus membros mostram desconhecer por completo e cujas razões surgem já exemplificadas por diversos peticionários.

Chutados para a administração de empresas públicas por diversos, sucessivos e analogamente ignaros governantes (não raro também com um olho em negociatas assaz obscuras), por razões meramente político-partidárias e, já agora (junte-se o útil ao agradável) também de aproveitamento para distribuição de sinecuras por familiares e amigos, estes pretensos gestores revelam um único talento: o de dar cabo de qualquer empresa onde os larguem.

Neste caso, considero que o CA, aliás duramente zurzido pelo Conselho de Opinião da Empresa, em documentos recentes - que a Direcção de Informação da própria "ReTdeP" esconde cuidadosamente!, o que não se aceita que seja acaso ou distracção... -, retoma o sinuoso caminho para a privatização e consequente destruição do serviço público (SP) de rádio e televisão, que de há muito vem sendo trilhado, de acordo com interesses privados, por quem a eles se vende e submete. O ataque ao SP avolumou-se consideravelmente após a abertura da actividade televisiva a entidades privadas que, quando concorreram aos alvarás conheciam perfeitamente as circunstâncias em que o faziam, mas logo que os obtiveram desataram a queixar-se da "concorrência" do SP e a clamar pela sua privatização, sempre com os mais toscos argumentos - pseudo-ideológicos, pseudo-económicos, pseudo-financeiros, pseudo tudo o que quiserem, que tal gente de tudo se aproveita em seu favor... Argumentos esses que a raça de mastronços que alastra pelos media repete até à exaustão, em geral por pura ignorância, nalguns casos, conscientemente, na senda dos "preciosos" ensinamentos de um tal Joseph Goebbels.

Este é mais um passo, tão vergonhoso como os anteriores, para aplanar o terreno a interesses que, claramente, não são públicos nem nacionais, mas exclusivos de alguns indivíduos e grupos empresariais.

É preciso que "eles" saibam que "nós" sabemos, não somos parvos, como nos querem fazer e lá denuncia a cantiga da moda... E que resistimos.

Assinem, mexam-se, dêem luta, pessoal.

Por qualquer lado se pode começar a inverter os caminhos perversos por onde nos têm andado a meter...

Paulo Rato





APELO! Participação Cívica e Direitos Fundamentais: -- Petição Para Valoração da Abstenção -- Assine a petição AQUI, ou AQUI ou AQUI, ou AQUI, ou AQUI -- Denúncia de Agressão Policial -- Petição contra os Crimes no Canil Municipal de Lisboa