2011/07/07

Processo Casa Pia. Nos Bastidores Da Magistratura.

O texto que se segue é copia dum relato feito por Guilherme Pereira, na Página "Portugal é Fixe" do Facebook. Ora leiam com atenção!

"GUILHERME PEREIRA




PROCESSO CASA PIA (parte 2) Magistrados, em Privado, antes dA PRISÃO DE CARLOS CRUZ.



por Portugal É Fixe, terça, 5 de julho de 2011 às 10:28

Uma semana antes da prisão do Carlos Cruz ouvi, em minha casa, este diálogo, que não gravei, obviamente, mas cito de memória e tive o cuidado de enviar aos protagonistas dela, com o objectivo de conferir a autenticidade do meu recurso à memória.

Comemorávamos o fim de festa do baptismo da neta de uma dos protagonistas da conversa, Juíza de Direito, velha Amiga.

Neste diálogo participam 3 Magistrados (do Ministério Público, um, da Judicatura, duas) cujos nomes omito, mas que o Carlos Cruz conhece.


Omito também alguns nomes referidos pelos protagonistas da conversa, porque seria da minha parte um abuso e, além do mais, trata-se de gente também da Magistratura e da Polícia Judiciária, que não tiveram qualquer envolvimento no chamado Processo “Casa Pia”.

Segue o diálogo.
- "Ouve lá, sabes que hoje ouvi dizer, no intervalo de uma audiência, que vão prender o Carlos Cruz?

- "O Senhor Televisão?"

- "Esse, claro!"

- "Conta lá o que ouviste porque eu, se calhar, também meto uns pozinhos."

- "Escuta: depois da manchete do “Expresso” sobre a prisão do Bibi houve instruções directas ao "boss" da PJ para agir rapidamente…"

- "Mas esse tipo …o Bibi…não piou, pá, pelo menos até agora…."

- "Não piou mas vai piar…isso garanto-te eu!"

- "Que o Poder quer mostrar serviço isso já eu sabia, mas não é fácil fazer o puzzle todo…isso mete PJs….MPs…pessoal da Instrução Criminal…."

- "Mas qual é o filme afinal?"

- "Desculpa lá, mas essa história da Casa Pia é mais antiga que a Sé de Braga…não sei se sabes mas eu sei que em 1976 um deputado do PS….não me recordo o nome…João…talvez…mas isso está nas actas da Assembleia é ir lá ver, pá…."


- "O deputado disse o quê?"


- "Já li, caraças…ele faz três intervenções no plenário a denunciar tráfico de droga…caos administrativo…pedofilia…na Casa Pia e exige aos poderes de então que actuem, pá…"

- "Mas não desvies o assunto,..que história é essa da prisão do Carlos Cruz?"

- "Isto é Kafka puro e duro, pá, a operação já está montada…"

- "Eu soube, no tribunal, que lhe iam deitar a mão, mas não sei detalhes…"

- "Mas sei eu…"

- "Eu sei alguns, conta lá a ver se bate certo?"

- "Primeiro, os gajos já "fizeram a ementa". Aquilo tem que ser mediático senão o Poder faz serviço mas não mostra serviço, entendes?"

- Tipo aquelas operações das brigadas de trânsito para caçar os tipos das discotecas….volta e meia lá temos uma televisão a filmar aquilo de madrugada….obviamente que as tvs são avisadas e escolhidas a dedo!"

- "Conta lá essa da ementa!"

- "O filme é assim: Uns PJs escolhidos "à la carte" vão por o Bibi a cantar nomes mediáticos…"

- "É aí que entra o Cruz?"

- "Claro!...Ele e mais uns quantos!"

- "Mas isso depois sai-lhes das mãos, pá…entra o MP…e também tem que entrar um juiz para 'assinar de cruz'."

- Está tudo montado, pá!:.. Sabes que há sempre gente nossa pronta para serviço sujo… Acabam depois no parlamento ou no governo até… Não há almoços grátis…Ou não sabes disso?"

- "Sei, claro que sei. A mim já me tocaram processos montados para eu decidir pela promoção das detenções…principalmente no tráfico…e depois de estudar os probatórios (nota: trata-se dos indícios que a investigação policial leva ao Procurador de turno) vi que aquilo era nada…arquivei…já lhes perdi a conta…"

- "Espera aí: estás a falar nos infiltrados provocadores sem aval do MP, é isso?"

- "É isso mas não só. Já me tocou uma prisão de uns marroquinos fora da área de jurisdição marítima portuguesa…vi-me à rasca para desmontar aquilo, pá."

- "Deixa lá agora a droga e fala do Cruz…."

- "O Carlos Cruz é um dos nomes que vai servir para atirar isto para os telejornais…deste nome tenho eu a certeza absoluta…. A MJV ouviu os detalhes todos… Os tipos só estão à espera que bata tudo no mesmo dia do turno do juiz que é garantido que alinha com aquilo tudo!... E só por isso é que não sei ainda a data…"

- "Isso faz-me lembrar o Almeida ( NOTA: Juíz Almeida Cruz, actualmente reformado) que prendeu o Otelo…"

- "Totalmente diferente, caraças… Aí a PJ tinha a papinha toda bem feita e uma investigação de anos…e a Cândida (nota: referência a CANDIDA DE ALMEIDA, actual Directora do DCIAP, que deduziu a acusação contra os principais líderes políticos e operacionais das FPs 25) sabes bem que não alinhava numa golpada dessas… nem nessa nem noutra… a gaja é tesa mas é séria…"

- "E vão prendê-lo por alma de quem? Há flagra?"

- "Qual flagra, pá…O tipo não tem nada que ver com o filme… E vão pendê-lo no dia em que o puzzle estiver pronto… em casa, na rua… seja lá onde for!"

( NOTA: flagra é a gíria usada no meio para referir o chamado flagrante delito)

- "Olha: mas eu sei que não é só ele… Há gente do PS que vai dentro também…."

- "Do PS?"

- "Claro!...só pode ser…nesta altura do campeonato o filme é arrumar com o PS com o envolvimento de tipos importantes..elementar…"

- "E quem é, do PS?"

- "Isso sei eu já. É aquele tipo agora deputado que foi Ministro da Segurança Social…."

- "O Pedroso?"

- "Bingo!"

- "Ouve lá: mas isso fica tudo só pendurado no que vai piar o Bibi?"

- "Claro que não… Os tipos são loucos mas não não são parvos de todo…."

- "Escuta lá: já há putos da Casa Pia confirmados para secundar o pianço do Bibi…tás a entender?"

- "Mas isso fica armadilhado…só prova de conversa sabes bem que não chega…e as periciais, as documentais?"

- "Não há népias, pá. As prisões vão seguir e manter-se só com as testemunhais!"

- "Isso é um buraco do caraças e acaba mal… há escutas?"

- "Nada! Nem uma!...pPara esta fase vai servir só a conversa para os autos…"

- "Desculpa lá, mas eu sei que há escutas!...o JPO anda nisso há meses…."

- "O Cruz entra nas escutas?"

- "Nada, pá. Pelo menos até ontem não havia nada."

- "O Souto entra no filme?"

(NOTA: referência ao então Procurador-geral da República Souto Moura)

- "Nada, nada… Neste momento anda aos papéis… Vai ser o último a saber…"

- "Mas isso salta para a imprensa e o tipo não pode ficar a um canto…"

- "Tem que cobrir os gajos dele que estão no processo. Isso é básico."

- "Só espero que esse filme não me toque a mim nos recursos…."

- "Ouve lá: aquilo vai acabar em prescrição, pá! Já viste a embrulhada que está aí?"

( FIM DA SÚMULA DE CITAÇOES DE MEMÓRIA, CONFIRMADAS PELOS PROTAGONISTAS)


GUILHERME PEREIRA



«»«»«»«»«»

APELO!
Participação Cívica e Direitos Fundamentais:
-- Petição Para Valoração da Abstenção
-- Assine a petição AQUI, ou AQUI ou AQUI, ou AQUI, ou AQUI
-- Denúncia de Agressão Policial
-- Petição contra os Crimes no Canil Municipal de Lisboa
»»»»»»