2014/05/20

Deputados acusados de corrupção, no próprio parlamento.




Aproveito para vos deixar a minha resposta a um dos comentários. Uma luta que venho travando, há muito tempo, para que seja possível (venha a ser possível) mudar alguma coisa...

O que eu escrevi foi:, "não acredito nas denúncias de dentro do sistema" e, resumindo o sentido do meu comentário,  "se calhar" é por haver muita gente que já não acredita em nada DE DENTRO DO SISTEMA, é por essas denúncias (ou o que quer que seja) cheirarem a "dejà vu" sem quaisquer consequências no que realmente importa, como esta denúncia também não teve o impacto que se justificava, que nem se conseguem mobilizar as pessoas. Concluindo: as pessoas estão fartas de ser enganadas e de terem esperanças que nunca passam disso. Outros há que, por uma questão de necessidade psicológica, teimam em ter esperanças mesmo que, no mais íntimo de si, receiem estar enganados mais uma vez. Ou seja: o descrédito total duns e a pouca confiança doutros produzem "isto". Mas também tentei explicar que esses sentimentos são cuidadosamente incutidos exactamente para que nada mude. Até as denúncias podem ter um papel nesse condicionamento psicológico das pessoas. Porém, estamos a falar de pessoas onde nada é estável e permanente e onde, nas condições actuais, uma pequena luz, consistente, pode transformar-se numa enorme chama... Para que isso seja possível "convém" que os que estão conscientes adoptem uma atitude positiva, "iluminada", capaz de iluminar os outros; uma "forma de pensamento", por exemplo. Depois convém que esses se deixem inspirar por essa mesma "forma de pensamento". Dizer que: "a culpa é de todos"; ou que: "os governantes são o espelho do povo" é óptimo para os governantes, é seguir fielmente a "cartilha" do condicionamento psicológico generalizado: é puxar a carroça para trás... é fazer exactamente o contrário do que eu acho que tem de ser feito. Em suma: precisa-se de HERÓIS para segurar "a chama" e mantê-la acesa contra ventos e marés, sem se desviar do caminho. Sim porque há um caminho. É inevitável que haja, é uma leia da vida. Mas aqueles que dizem se importar e querer a mudança têm de encontrá-lo, em primeiro lugar, dentro de si próprios para que se possa expandir e chegar a outros, chegar à maioria. Isto leva-nos a um outro problema importante e que afasta as pessoas: a sintonia de objectivos e de qual o "caminho" a seguir. O que se vê actualmente é que muita gente fala e diz estar contra mas, se formos a analisar, cada um puxa para um grupo estabelecido, daqueles que já provaram à saciedade que não servem, sejam eles governo ou oposição. Esse "a culpa é de todos" está conotado com a "chantagem" sobre os eleitores, por parte dos "menos votados". Mas a chantagem também não tem condições para "mobilizar" ninguém. É, aliás, um fraquíssimo "argumento"




«»«»«»«»«»
APELO!
Participação Cívica e Direitos Fundamentais:
-- Petição Para Valoração da Abstenção
--- Assine a petição AQUI ou AQUI, ou AQUI, ou AQUI
(Nota: Alguns dos sites "linkados" começaram por boicotar a petição impedindo as pessoas de assinar e, mais recentemente, suprimiram a página com as assinaturas. Apenas "Gopetition" se mantém acessível sempre)
«»«»
-- Denúncia de Agressão Policial
--- Com actualizações AQUI e AQUI
«»«»
-- Petição contra os Crimes no Canil Municipal de Lisboa
»»»»»»